Blogagem Coletiva: Clima na Alemanha


O meu primeiro ano na Alemanha foi muito difícil. Primeiro pela questão da adaptação e segundo pelo clima. Chegamos em meados de maio. Aproveitamos a primavera, o verão e logo o inverno chegou... Bom, nem preciso dizer o quanto senti a diferença climática. Não é mesmo?

Hoje quase três anos vivendo aqui, após presenciar três invernos, nada é tão dramático, assustador e depressivo. Muito pelo contrário, admiro ainda mais a natureza e as estações do ano. Jamais tinha visto algo tão marcante e belo, realmente é assim que defino o clima na Alemanha.

Ter a oportunidade de ter quatro estações tão diferentes, definidas, com características e possibilidades de atividades e passeios tão próprios é bom demais. São estações que nos impulsionam a aproveitá-las de maneiras diversas, sendo necessário adequar as roupas.

A árvore do jardim nas quatro estações. Uma mudança significativa em cada uma delas... Uma beleza, um presente da natureza!

Nós aproveitamos ainda mais ao lado dos nossos filhos. Para as crianças tudo é uma festa, uma alegria radiante curtir cada uma delas. Isso vai muito além, já que passou a ser algo cultural, em todas as idades, aproveitar a neve, arrumar o jardim, decorá-lo com enfeites, cores próprias da estação e tomar sol nos lagos.

Fazendo uma breve retrospectiva, vejam algumas fotos e uma lista de possibilidades a depender da estação do ano:


 1) Construir bonecos, túneis de neve.
 2) Fazer guerra de bolas de neve.
 3) Andar de Schlitten.
 4) Praticar o Snowboard ou Ski.
 5) Realizar passeios pelas montanhas.
 6) Tirar poças de água formadas pela neve.
 7) Tirar a neve.
 8) Patinar em cima dos lagos congelados.


1) Voltar a realizar passeios curtindo o ar livre, a beleza das flores.
2) Observar os bichos de jardim, já que voltam a aparecer...
3) Aproveitar as festas típicas na cidade.
4) Voltar a freqüentar as belas sorveterias.
5) Passear de bicicleta.
6) Freqüentar parques de diversões, zoológicos, parquinhos.
7) Freqüentar parques aquáticos, com piscinas aquecidas e ao ar livre.
8) Procurar ovos de Páscoa escondidos no jardim.


1) Colher frutas das árvores (cereja, johannisbeere, framboesa, amora, plaume, zwetschgen).
2) Ir na plantação colher morango ou nos grandes sítios com diferentes árvores frutíferas.
3) Aproveitar os restaurantes ao ar livre como, por exemplo, os famosos Biergartens.
4) Brincar nos parquinhos, nas piscinas e lagos.
5) Freqüentar parques de diversões e espaços alternativos nas diferentes estações do ano (ex: foto - no qual no inverno as pessoas esquiam e no verão descem com carrinhos estilo corrida).
6) Fazer churrasco.


 1) Realizar passeios para observar as diferentes cores presentes na natureza (presença forte do amarelo, laranja e vermelho);
 2) Brincar com as folhas que caem das árvores (por exemplo, enterrando a mamãe);
 3) Aproveitar para brincar a vontade com a lama. Vestir a roupa própria (Matschhose) e a bota para andar na chuva, na lama.
 4) Visitar muitos parques ao ar livre.
 5) Enfeitar o jardim e a casa com objetos próprios e nas cores do outono. Além disso, tem uma série de enfeites relacionados ao Halloween.

Agora, é ou não bom demais viver em um lugar no qual aproveitam-se intensamente cada estação, mesmo tendo temperaturas mais baixas na maior parte do ano?!

Por falar em temperaturas mais baixas, não posso deixar de contar sobre a previsão do tempo no qual os alemães são muito apegados. Geralmente comentam que assistiram na televisão ou viram na internet. E se assim posso dizer, a previsão da temperatura é muito certa, cerca de 80%. Também quem dera, vivendo num país no qual as temperaturas baixas predominam um tanto, todos vibram quando dá uma esquentadinha, quando olham que o sol aparecerá.

Aproveitem também para conhecerem como é o clima nos outros países que participam do Mães Internacionais. Simples e fácil, clique aqui.

15

15 comentários:

Unknown disse...

Olá Celi querida, adorei conhecer um pouco mais sobre a sua vida na Alemanha!!Amei as flores, lindas!!E me conta, o que é johannisbeere e zwetschgen? Sabe, sou um pouco curiosa e como tem um parque alemão com coisas muito típicas aqui perto de casa, fiquei curiosa por saber!!

Super bjs,
Elo

Dani Cassar disse...

Ah que delicia ter as estacoes assim definidas!! Aqui em Malta no inverno eh tranquilo, agora no verao eh um forno...rsrs
Bjs em vcs

Paloma Varón disse...

Boas dicas, vou anotar tudinho para quando chegarem as próximas estações. Acho que a maior dificuldade é mesmo o inverno.
Beijos

Sarah disse...

Que legal esse post Celi! Aliás, a blogagem toda, bem legal a ideia. Acho o máximo as estações serem tão bem definidas, cada uma com suas características e suas opções. Não sou muito fã de inverno, talvez porque por aqui muitas vezes chove que chove...
Vou ver os outros posts da blogagem!
bjos

Paula disse...

Que gostoso Celi. Morro de vontade de vivenciar as 4 estacoes assim como a gente ve nos filmes. O bom é q vcs conseguem encontrar atividades para todas as epocas! Olha qualquer dia me convido pra ir com o Samuca conhecer as 4 estacoes ! Beijos

Adri Portella disse...

Adorei o post.....Principalmente as fotos de inverno e verão.....já te falei, ainda vamos visitar vocês no inverno para curtir bastante a neve. O verão é sempre bom.....adorei a foto que tem uns mocinhos descendo de triciclo, rsrsrs
Bjs

Carol Szabadkai disse...

Celi que post lindo!!!
Concordo com vc em tudo. Amo essa diferença de estações e curto cada uma, não da nem pra enjoar e o clima muda o cenário totalmente. É bom demais!
Creio que essas mudanças lembrem as pessoas de que elas tem que aproveitar. Porque se não sair escorregar com trenó nesse fim de semana, no seguinte pode não ter, o mesmo com outras estações. Os europeus aproveitam bem seus horários livres, não e? Não tem aquele pensamente de que amanhã será a mesma coisa, então vamos deixar pra próxima.
Amei seu post!
Beijos!

Cíntia disse...

Como sempre arrasou hein Celi?
Eu não ia comentar, mas não resisti, tamanho bom-gosto e capricho. Seus posts estão cada vez melhores!

beijos

Anônimo disse...

Celi vc sabe curtir as estações,que delicia é bom demais!

Ana Gaspar disse...

oi Celi!!!
ADOREIiiii este post...
Nossa, ficou uma graça, cada fotinha na sua estação!!
Adorei a foto que voc~e esta coberta de folhas e as dos meninos nem preciso comentar, adoro!!!
É bom ler que você acabou com o passar do tempo entendendo que é melhor aproveitar o "diferente"!! Vou sempre me lembrar deste post, nas horas que bater uma deprê no inverno...
beijossss

Fernanda disse...

Amei Celi!! Sabe que meu sonho era fazer as fotos de uma árvore daqui e as modificações que ela sofre ao longo das estações exatamente como vc fez??? AMEI!!! É uma delícia mesmo ter as estações marcadas... Aí na Alemanha muito mais que em Portugal... Beijos

Nivea Sorensen disse...

Lindo mesmo, Celi.
Também adoro esperar pelas quatro estações.
Um beijo

Bruna Müller disse...

Oi Celi!!
Lindas as fotos!!
Tb acho lindo ter as 4 estacoes... mas, cá entre nós, detesto frio. Entao já viu meu bom humor e a vontade de sair de casa qdo esfria, né? rs
Cadê fotos do barrigao?? E o nome do pequeno, ja escolheram?
Bjs!
Bruna

Neda disse...

Celi, que lindas fotos e quantas dicas legais! Ter as quatro estações assim, bem definidas é tudo de bom, um dia eu consigo isso.
MAs me conta e a barriga? Outro dia foi que fiquei sabendo que vem outro menino! Legal!!!!!
BJs

Anônimo disse...

Celi, adorei este post!! O texto e as fotos ficaram lindos!! Realmente deve ser muito legal acompanhar a mudança do clima, tão diferente em cada estação!! Beijos, Paula Grimm